sexta-feira, 30 de julho de 2010

FEIRA DE CIÊNCIAS



As feiras de ciências são espaços democráticos de participação, essenciais para a formação de um indivíduo autônomo e crítico. O movimento ciêntifico e pedagógico que se traduz por meio dessa feira esta se disseminando e abrindo possibilidades para muitos alunos e professores participarem suas idéias e projetos.
A feira de ciências deve ser preparada com o intuito de atingir certos objetivos e repensar nas questões referentes a construção do conhecimento do aluno, e qual relação da feira de ciências com os programas escolares. Esse evento não é valorizado como deveria ser, pois se trata de uma divulgação inteligente, visto que a melhor forma de aprender é fazer, partindo desse princípio surge a necessidade de registrar esse aprendizado, através de "projetos ciêntificos".
A feira de ciências da nossa escola foi um sucesso graças a essa equipe, que não mediu esforços para que tudo saisse maravilhosamente bem, professoras Lidiane e Michele, diretor e vice diretor professores Paulo e Adailton.
















Em nosso stand, do segundo ano, Rodrigo dava as esplicações sobre nossos experimentos, expomos os trabalhos que fizemos com o feijão plantado no algodão e a do pão, nossos trabalhos foram bastante aceitos por todos que visitavam a feira.




terça-feira, 13 de julho de 2010

O FEIJÃO


TEXTOS CIÊNTICOS NA ALFABETIZAÇÃO

Neste trabalho, o professor:
*Propõe a pesquisa e a busca de informações.
*Explora as características do texto de carater ciêntifico e informativo.
*Amplia o universo do conhecimento e informação do aluno acerca de um assunto específico.

É muito importante que desde cedo os alunos tenham contato com uma boa verdade de textos informativos e de carater ciêntifico, pois eles permitem o acesso a informações diversas e contribuem para o aprendizado dos procedimentos de pesquisa e de estudo. Saber extrair informações de textos e aprender com eles é uma condição para se tornar estudante.A atividade de produção do texto oral com destino escrito no gênero informativo, é fundamental na alfabetização, seguindo as pesquisas mais consistentes na área. Ao participar desse tipo de situação de escrita o aluno passa a se familiarizar com as maneiras de buscar e apresentar informações.



No projeto alimentos, oportunizei momentos diferenciados de aprendizagem, um deles foi sobre como as plantas se reproduzem, através de sementes ou de mudas. Escolhemos plantar uma semente de feijão.
Você já plantou um pezinho de feijão!
Que coisa linda ver o feijão crescer, germinar e começar a brotar...
E o feijão é legal porque você pode plantar sozinho.


Então vamos aprender como plantar um feijãozinho !
Você vai precisar de:
Um copo plástico descartável
Cerca de 5 gramas de algodão esterelizado(para evitar proliferação de fungos e bactérias)
Um grão de feijão
Água


Como plantar:

Primeiro você precisa umedecer o algodão com a água. Depois forre o fundo do copo descartável com o algodão umedecido.

Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o algodão em um lugar iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando àgua sempre e aos pouquinhos.

Mais ou menos em 3 dias a raiz começara a aparecer, e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.

Depois é só trocar seu feijãozinho de lugar e colocar num lugar onde ele possa crescer e esparramar.



O PÃO


Para trabalhar de uma forma mais concreta dentro do projeto "Alimentos", busquei sugestões(pesquisa participante) junto à turma, que sugeriu de uma maneira quase unanime fazer um pão. Organizei os dados necessários para esse experimento. Solicitei que todos trouxessem uma receita de pão, e que essa receita fosse escrita por eles mesmos, claro com a ajuda de um adulto se necessário. O interesse foi total, todos participaram ativamente, escolhemos uma receita para elaborar o pão. As receitas pesquisadas serão guardadas e usadas posteriormente para confeccinarmos um livro de receitas da turma. A receita escolhida foi:


RECEITA DE PÃO


1 kg de farinha de trigo

2 ovos

Meia xícara de óleo

10 gramas de fermento para pão

Sal à gosto

Leite morno até dar o ponto de massa


Misturar todos os ingredientes, sovar, modelar os pães pincelar com gema de ovo, colocar assar em fogo médio até ficarem dourados. Bom apetite!

Tudo começou pela higiêne, lavar bem as mãos, depois.....


Os protetores para cabelo(touquinhas), não podia faltar


Brenda lia a receita de pão para que os igredientes fossem misturados.


Sim .... essa era a hora mais esperada, todos com as mãos na massa.


Cada aluno trabalhou sua massa...


Após modelarmos o pão, passamos a decorá-los com gema de ovo e gergelim.


As professoras, Lidiane e Lú participaram de nossa experiência, e fizeram o seu pão.


Nossos pães ficaram lindos, chamando a atenção de todos que passavam.